domingo, 13 de março de 2011

Hipertexto e educação


CURSO E-PROINFO

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC´s

Nome do cursista: Aleandra Alves de Carvalho Oliveira 
Turma: Bom_Jesus_Rosa
Professor Tutor: Maria Sebastiana Sousa Silva
Atividade 2.2 “O que é HIPERTEXTO?”-2o Módulo
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
Já utilizava esse recurso mais sem saber que recebia esse nome, confesso que a primeira vez que passei o mouse e cliquei sobre um link me assustei com medo de não saber retornar à página que estava, mas tudo é um processo natural que vai acontecendo e quando vemos estamos navegando por diversas páginas e utilizando esse recurso sem perceber.
O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia"[carece de fontes?], que seria a ligação de textos com outros textos.
O termo link quando utilizado por mim, sem o conhecimento de fato do que se tratava, era imaginado como janelas que remetem a outros espaços virtuais, esse conceito agora foi bem explicitado por Roland Barthes, no trecho citado acima.

Hipertexto e Educação

            Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes.
                Vejo essa a grande importância do trabalho de pesquisa realizado pela internet, que no início foi condenado por muitos professores, que achavam que através de pesquisas pela internet os alunos iriam  apenas copiarem e colarem textos encontrados nos diversos sites. Mas esse conceito tem caído, porque temos uma grande enciclopédia virtual em mãos e porque não aproveitá-la e mostrar aos nossos alunos que internet é muito mais do que sites de relacionamentos e jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educadores contribuam para enriquecernossos conhecimentos e trocarmos experiências