domingo, 13 de março de 2011

Hipertexto


CURSO E-PROINFO

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC´s

Nome do cursista: Aleandra Alves de Carvalho Oliveira 
Turma: Bom_Jesus_Rosa
Professor Tutor: Maria Sebastiana Sousa Silva – Atividade 1-2o Módulo
Atividade 1 Coisas importantes e significativas”, -2o Módulo
         Eu já tenho uma certa experiência em navegar pela internet, e sempre achei interessante os links que levavam à uma explicação de um termo. Quando me deparava com um termo que me chamava atenção clicava para conhecer mais sobre ele. Não sabia que o nome dado é hipertexto.    Achei interessante o texto lido na Wikipédia, que conta a história do hipertexto, voltando ao século XVI e XVII. Ao ler me recordava da época que fazia faculdade e a professora ensinando a fazer rodapés com explicações de termos utilizados no texto e ou citações, tive dificuldade para aprender e achava difícil na hora de digitar, incluí-los nos meus textos, e queria evitá-los. Fiquei me recordando também de quando faço a leitura da Bíblia, encontro versículos com notas explicativas no rodapé e fiquei imaginando que o hipertexto é mais remoto do que se imagina. De repente no texto da Wikipédia fez referência também à Bíblia, então tive certeza do que estava imaginando.
 O interessante do hipertexto, é que é uma fonte mais completa de um termo e ou palavra, diferente dos rodapés de livros. É uma leitura que te remete a outra leitura. Como no texto da Wikipédia ressaltou o Hipertexto e a educação como uma ferramenta que impulsiona o aluno à pesquisa e produção textual. As descobertas que podem ser feitas pelos alunos pesquisando um assunto são feitas de forma incidental, e prazerosa porque o aluno acaba aprendendo mais e através de diversas fontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educadores contribuam para enriquecernossos conhecimentos e trocarmos experiências